Neozelandês da Ganassi, com estratégia perfeita de economia de combustível, vence a terceira prova no ano e conquista seu quarto título da IndyCar na carreira.
16 anos após vencer o título da CART, empatado em pontos com Dario Franchitti e vencendo pelo número de vitórias, Juan Pablo Montoya lidera a temporada inteira, vence a Indy 500, mas acaba perdendo o campeonato justamente da mesma maneira que venceu seu primeiro e único título da categoria, também pelo número de vitórias.
16 anos após vencer o título da CART, empatado em pontos com Dario Franchitti e vencendo pelo número de vitórias, Juan Pablo Montoya lidera a temporada inteira, vence a Indy 500, mas acaba perdendo o campeonato justamente da mesma maneira que venceu seu primeiro e único título da categoria, também pelo número de vitórias.
Dixon conquista seu quarto título na Indy. (Foto: IndyCar) |
A
corrida começou e as posições entre os líderes não mudaram. A não ser por
Rahal, que tomou uma fechada discreta de Pagenaud, beneficiando Montoya e
começou a perder posições já nas primeiras curvas, inclusive batendo as rodas
com Dixon. Com isso, Rahal caiu de quinto para décimo.
Will
Power vinha na liderança até alguns pilotos começarem a parar. Castroneves, lá
atrás, já fez a sua parada logo na volta três, com a asa dianteira danificada.
Jakes, Bourdais, Sato e mais alguns dos últimos colocados paravam também, para
tentar alguma estratégia diferente.
Os
líderes começaram a parar cedo, logo na volta 13, com Tony Kanaan. Power e
Dixon pararam na 16, ficando na pista apenas Marco Andretti, Oriol Servià e
Saavedra como os líderes.
Estes
pararam na volta 22, usando o tanque de combustível até o final. A partir de
então, os líderes do começo da prova voltavam à frente, com Power em primeiro,
Newgarden, Dixon e Hunter-Reay. Montoya, bastante conservador, cozinhava o galo
atrás de Hunter-Reay, numa posição bastante confortável para a conquista do
título.
Até
que na volta 33, a primeira bandeira amarela deu as caras em Sonoma. Luca
Filippi teve problemas de ruindade câmbio e não conseguia engatar as
marchas para fazer seu carro andar numa velocidade decente. Então o italiano
foi se arrastando até os pits.
A
direção da prova decidiu então aproveitar essa amarela para, além de agrupar o
povo todo, limpar a pista dos inúmeros pedacinhos de borracha que tinha na
pista, principalmente nos pontos de ultrapassagem, a fim de dar maior graça na
corrida, que estava bem chata até o momento.
A
relargada veio na volta 39 e Kanaan tomou a liderança de Servià. Enquanto isso,
um pouco mais atrás, Newgarden passou Power, que traseirou, fazendo com que
Montoya tocasse em sua traseira. Power estava lá, na contra-mão da pista e
Montoya com o bico danificado. Tenho certeza que Roger Penske, nesse momento da
corrida, ouviu a morte dizer “oi” em seu ombro, tamanho susto que tomou com
essa barbeirada de seus pilotos postulantes à título.
Como
resultado dessa cagalhopança, Montoya e Power foram lá para o fundão do grid.
Portanto, tínhamos uma corrida!
A
prova reiniciou na volta 43, com Dixon passando Chaves para ser o oitavo
colocado. Rahal, reclamando muito de seu carro, brigava com Newgarden para
décimo lugar.
Passada
a metade da prova, Dixon veio silenciosamente escalando o grid, passando Sato
para ser o quinto, enquanto Kanaan passava Saavedra para ser o líder da prova.
Ganassis na frente, Penskes lá atrás. Foi aí que o campeonato começou a mudar
de mãos.
Na
volta 50, com a parada de Andretti, Saavedra e Servià, que vinham em estratégia
diferente, Dixon assumiu o segundo lugar da prova, com Kanaan em primeiro.
Enquanto isso, Kimball fazia o trabalho de escudeiro de Dixon e se jogava para
superar Rahal, na quarta colocação.
Montoya
escalava o grid lá pela volta 53. Era o décimo segundo após ultrapassar James
Jakes, mas ainda estava bem atrás e com sérias chances de perder o título, já
que Dixon estava entre os líderes.
Após
Kanaan realizar a sua parada, o brasileiro voltou à frente justamente de
Montoya e, a partir daí, vimos uma das melhores disputas da prova. Enquanto
isso, Dixon vinha na liderança, com a sua tradicional tocada suave, à fim de
poupar o máximo de combustível possível. E o mais impressionante, conseguindo
abrir seis segundos de vantagem para Newgarden, então segundo colocado.
Com
25 voltas para o fim, Newgarden fazia a sua parada e, ao sair do pit, não
conseguiu arrancar direito com o seu carro. De quebra ainda viu pequenas
labaredas aparecerem na lateral e, com isso, comprometendo radicalmente a sua
prova. Dixon e Rahal paravam logo em seguida, sem bandeira amarela.
Faltando
22 voltas, Montoya parou pela última vez e levou Kanaan junto. E Dixon,
poupando combustível, já aparecia líder novamente, com Hunter-Reay em segundo.
Logo
em seguida, apareceu a terceira bandeira amarela. James Jakes teve problemas em
seu carro e rodou sozinho na entrada da chicane, batendo forte no muro e na
barreira de pneus. Mais outra chance para Dixon economizar mais combustível.
Com
a parada de vários pilotos, entre eles Montoya novamente, para completar o
tanque com um pouco mais de combustível, Dixon tornava-se ali o campeão
provisório, com 18 pontos de vantagem para o colombiano.
A
relargada veio com 16 voltas pro fim. Coletti, foi aos pits e Power cedeu a
posição facilmente para o seu companheiro, fazendo com que Montoya ganhasse
assim duas posições logo na largada. Então em décimo, o colombiano precisava no
mínimo do quinto lugar para sagrar-se campeão, uma que, com a vitória de Dixon
e o maior número de voltas na liderança, o neozelandês empataria em número de
pontos com Montoya, mas ficaria à sua frente devido ao número de vitórias. O
mesmo motivo pelo qual Montoya venceu seu primeiro e único título na Indy, lá
em 1999, pela CART. Que coisa né?!
Então
Bourdais veio no harpin dos desesperados e tocou Rahal na traseira. Fim de
prova – e de campeonato – para o americano, que ficou estacionado na zebra, mas
conseguindo sair rapidamente e, portanto, não causar bandeira amarela. Bourdais,
obviamente, foi punido com uma passagem pelos boxes, e também viu sua boa prova
ir por água a baixo.
Bom
para Montoya, que subia mais duas posições e, com seis voltas pro fim, vinha em
sexto. Com Dixon em primeiro, Hunter-Reay em segundo, Kimball em terceiro,
Kanaan em quarto e Briscoe em quinto.
Então
Montoya acelerou tudo o que podia e não podia nas voltas finais para passar
Briscoe e ficar com o título, porém, não conseguindo. Terceira vitória de Dixon
no campeonato, num ano onde o neozelandês passou apagado, mas sempre ali em
terceiro ou quarto, na briga pelo título, como sempre costuma ser.
Título
esse que foi o quarto de Dixon na categoria: 2003, 2008, 2013 e 2015. Igualando-se ao seu ex-companheiro
de equipe, Dario Franchitti, que perdeu em 1999 para Montoya justamente da mesma maneira que Dixon venceu hoje o colombiano.
O mundo dá voltas mesmo.
O mundo dá voltas mesmo.
Confira
abaixo o resultado final da prova em Sonoma:
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