Nos treinos livres em Mid-Ohio, o piloto liderou a esquadra da Juncos e ,liderou a maioria das sessões. Vamos aproveitar pra fazer a maravilhosa <3 Avaliação das forças no campeonato <3
Grid Cheio só no video game. |
Nos treinos realizados na terça e quarta passada (30 e 31 de junho, sei que estou atrasado), quinze carros da categoria apareceram para as seis sessões livres de uma hora cada. Dos que disputam a temporada normal, vimos que apenas um carro da JDC, sem a presença de Parker Nicklin e Kyle Connery, pois a JDC não tá com tanto dinheiro assim; Florian Latorre também não estava, pois precisava renovar seu visto.
O brasileiro Victor Franzoni, bem como toda a M1 Racing, não esteve presente, pois a equipe não tem tanto dinheiro e não se pode dar a esses luxos de treinos que não valem pontos. Victor aproveitou para correr de Kart pela Piquet Sports, em Palm Beach.
Na terça-feira, a primeira hora de treinos, logo as oito da manhã. Tava bem frio, e ele serviu mais para ajustar o carro e deixar pronto pras outras sessões. Alguns pilotos treinaram de verdade, para se adaptar ao circuito. A segunda sessão, no início da tarde, foi a que os pilotos realmente andaram rápidos, e onde os melhores treinos foram feitos, já que no terceiro treino choveu e quase ninguém saiu pra fazer voltas.
Na quarta-feira, o tempo estava limpo, mas bem frio. A primeira sessão teve o mesmo propósito de ontem: ajustar o carro, com os novos dados conquistados ontem, com a segunda e terceira sessões tendo tempos mais rápidos, sem chuva dessa vez.
Garett Grist foi líder de quatro das seis sessões, o canadense só não liderou a terceira sessão de terça e a segunda de quarta-feira, lideradas por Neil Alberico.
¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸
Ok, sem mais delongas, vamos dar uma analisada no desempenho dos garotos:
Primeiro a gente vê um equilíbrio muito forte na categoria, mas nem tanto aquele equilíbrio legal onde fica todo mundo embolado no fim de semana, o equilíbrio da Pro Mazda é aquele em que um piloto diferente desponta a cada fim de semana e domina as atividades. Nessa semana, a esquadra da Juncos liderou os treinos, privilegiada principalmente por vir com CINCO pilotos, levou a melhor perante as Cape Motorsports, a Andretti Autosport e a Team Pelfrey, que vira e mexe dominam os fins de semana de prova.
Na equipe de laranja, verde e branco, o destaque óbvio foi Grist. O regular piloto americano geralmente passa sem ser percebido desde a sua estreia na categoria pela Andretti, no ano passado; mas vem conseguindo certo destaque num campeonato bem embolado e conseguiu sua primeira vitória no ano em Toronto-2. Jose Gutierrez e Will Owen foram outros dois pilotos que chegaram mas ainda não mostraram seu valor, mas surpreenderam nos treinos e se mostram bem regulares, só faltam se mostrar mais rápidos.
Dapero estreando em uma atividade oficial da Pro Mazda |
Dentre os pilotos da Juncos que creio ter chance de título esse ano é o francês Timothé Buret, e esse treino livre mostrou bastante como é o ritmo do piloto nos fins de semana. Normalmente, Buret começa mais atrás, sem conhecer muito do carro e das pistas, mas vem desempenhando bom trabalho e vai lutar pelo título até na etapa final em Laguna Seca. Nicolas Dapero, o argentino piloto de Testes (Juncos é tão rica que tem até piloto de testes) e que pretende entrar na categoria em 2016 mostrou que vem evoluindo, mas que até agora não passa de uma Julia Ballario homem.
Na Cape Sem Latorre Motorsports, Neil Alberico mostrou a sua rapidez e experiência e se intrometeu na esquadra da Juncos e até liderando sessões, mas o quarto lugar não é o alvo do piloto de Los Gatos; ele deu umas derrapadas nas últimas etapas, o que fizeram perder a liderança. E Daniel Burkett, campeão da F-Atlantic de 2014 e ficou nos treinos da mesma forma forma da corrida: de oitavo a décimo sempre.
Pelos Pikachus da Team Pelfrey segue a máxima dos pilotos bem rápidos e com estilo bem agressivo de guiar. Santi Urrutia e Pato O'Ward mostraram velocidade e não fizeram feio nos testes, brigando com a Cape e ameaçando a Juncos. Mas o que mais chama a atenção de quem vê a categoria é a agressividade de ambos, principalmente durante as qualificações e provas. Essa agressividade, junto com a solidez dos carros da Pelfrey que não abandonam garante a Urrutia a liderança do campeonato e a O'Ward, que ficou no top 10 em todas as provas que completou. Raoul Owens, o piloto-gamer, chegou recentemente na equipe, se livrando da JDC Motorsports; e o inglês vem melhorando sua adaptação na categoria americana.
O futro nebuloso a frente da Andretti. |
Na Andretti, o fim de semana foi de vitória das inimigas. Weiron Tan teve problemas sérios no motor e na suspensão, jogando seu primeiro dia no lixo; no segundo dia, o piloto se recuperou e ainda terminou na frente das Pelfrey; com Dalton Kellet comendo poeira, como sempre. Essa foi meio que a tônica do campeonato também, com o carro da de Tan tendo problemas em St. Petersburg, na segunda parte do fim de semana em Indianápolis e até em NOLA, enquanto Kellet faz seu terceiro ano na categoria apagado, como lhe é típico.
Vejo muito Weiron Tan como um Will Power da Malásia. É bem rápido, mas vira e mexe tem problemas com seu equipamento, além de, em algumas manobras de pista, esquecer o cérebro em casa; ele perdeu bons pontos em Barber por se envolver em brigas e ser punido duas vezes seguidas, perdeu o título do Winterfest por se irritar com a direção de prova e não comparecer ao pódio da última prova, mas em NOLA e Indianápolis brilhou, fazendo provas incríveis e conseguindo uma pá de poles.
Michael Johnson de volta às pistas. |
No pelotão da tristeza, a JDC mandou apenas Michael Johnson pra treinar. O piloto cadeirante vem se recuperando de um forte acidente sofrindo no longínquo GP de St. Pete, mas ainda não está recuperado totalmente pois não fez tudo que o americano consegue fazer é o que mostrou nesse treino: andou na frente da World Speed.
World Speed que tem o único piloto da classe tiozão velho expert (de pilotos com mais de 30 anos) e participa de todas as atividades. O único piloto da equipe que briga no campeonato regular, Alessandro Latif, fez aquilo que pode: completou a atividade sem bater e ganhou as posições que consegue sendo constante.
¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸.•*•.•*•.¸¸
A próxima prova da categoria acontece daqui a duas semanas, em Iowa. É o segundo (e último) oval do ano, e esperamos ansiosamente que nosso único representante brasileiro no Road to Indy, victor Franzoni esteja presente!!
Depois de Iowa todos voltam para Mid-Ohio, com rodada dupla; e a rodada final, em meados de setembro, em Laguna seca.
No campeonato, Urrutia lidera com 234 pontos, 30 a mais que Neil Alberico e 36 a mais que Buret. Em seguida vem Weiron Tan (198), Garett Grist (191), Pato O'Ward (183) e Florian latorre (181 pontos), e o título não foge desses pilotos. Até Iowa então!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário