O calendário da IndyCar sempre foi motivo de debates
acalorados entre os fãs. Não é raro, em grupos de discussão sobre a categoria
no mundo todo, vermos longos discursos de que este ou aquele circuito deveria
estar na categoria. Pois bem, eis que Mark Miles, CEO da Hulman & Co.,
empresa que gerencia a Indy, se manifestou enfim sobre o assunto e resolveu
esclarecer um pouco como se dá esse tipo de negociação.
Mark Miles, CEO da INDYCAR |
A reportagem, feita por Daniel McFadin para o Motorsports
Talk da NBC Sports, fala especificamente sobre quatro circuitos que estão bem
em alta nas discussões: Auto Club Speedway, Milwaukee Mile, Phoenix
International Raceway e Road America.
Sobre esta última, favorita de 9 entre 10 fãs de Indy, Miles
diz que um dos empecilhos é a proximidade com Milwaukee (pouco menos de 100 km
entre uma e outra). “Temos que falar com eles sobre isso, até já fizemos, e
acho que eles entendem que a proximidade pode ser uma boa, no sentido de
cooperação entre os promotores. Pode haver um esforço colaborativo para construir
uma base de fãs”, disse.
Outro problema é achar uma vaga no calendário da pista de
Elkhart Lake. “Eles não tem flexibilidade de data”, falou Miles. “É bem claro
que eles gostariam, se fosse possível para a gente, de combinar com o [Pirelli]
World Challenge. É tipo um alvo, e a grande questão é se podemos acertá-lo.
Esperamos descobrir isso próximo ano”.
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Ovais
O Auto Club Speedway, na Califórnia, foi destaque este ano
tanto pela boa corrida quanto pelo baixo público. Desde que voltou à Indy, ela
tinha sido a prova de encerramento da categoria; este ano, mudaram a data e o
horário, e a quantidade de espectadores foi baixa.
Mark Miles atribui isto ao clima de Fontana no dia e pela
própria data. “Isso tem que ser levado em conta e tem que ser trabalhado. Não é
só pelo clima, embora eu esteja tentando ser bem claro, sabemos que o
calendário tem muito a ver com isso”, explicou. “Para a prova ser bem sucedida,
não pode ser no calor do verão, e sabemos disso. Vamos procurar soluções sem
focar em perspectivas individuais”.
Já em Phoenix, que não recebe provas da IRL desde 2005, o
problema atende pela sigla de NASCAR. “Acho que o foco deve ser de eles estarem
o mais longe possível da primeira prova da Cup, o que te coloca no início de
fevereiro. Então as considerações para eles é do que fazer entre uma prova da
Indy e uma prova da Nascar para ambas terem sucesso”, afirmou o CEO da Hulman
& Co, que pensa em uma data logo após o Super Bowl.
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Por fim, o dirigente falou sobre Milwaukee, o circuito de uma milha. Ele teceu muitos
elogios ao centenário circuito, e disse buscar de tudo para manter a prova no
calendário. “Isso vai precisar de, acho, patrocinadores, e de trabalharmos em
uma nova data”, afirmou Miles, que cogita algo por volta do Labor Day (primeira
segunda-feira de setembro).
Os promotores de Milwaukee querem também combinar a prova da
Indy com a corrida de modelos antigos, que seria no sábad. A prova seria em um
domingo, mas em um horário que talvez atrapalhasse quem viesse de outras
cidades. Tudo isso é levado em consideração por Mark Miles. “Esperamos
encontrar uma data que seja boa tanto pros promotores como, principalmente,
pros fãs, pontuou.
Por fim, ele ressaltou a importância de manter ovais no
calendário, e que há alguma ajuda para quem deseje colocar seu circuito na
categoria. “Mostramos um pouco de “flexibilidade na taxa de sanção por esse
objetivo. Não acho que a gente co-promovendo, vendendo ingressos para eles,
seja nosso forte, mas nos importamos bem com os ovais sendo parte da categoria,
junto dos circuitos mistos e de rua, e faremos de tudo para garantir esse
equilíbrio”, afirmou Miles.
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