Em fim de semana quase perfeito, Nícolas Costa consegue sua primeira vitória na categoria; já na segunda prova consegue o segundo lugar e completa de 5 top 5 nas últimas cinco provas e desde que voltou para a Team Pelfrey. Garett Grist vence a segunda prova e permanece com chances mínimas de título. Felipe Donato continua seu aprendizado e consegue top 10.
Corrida 1
Não tem foto da largada, mas tem foto do Nícolas vibrando, então já tá valendo |
Foi mal o vídeo ruim do vine, mas não achei fotos da largada da corrida um. Meu reino por uma foto dela.
A largada foi dada as cinco e meia da tarde locais e foi relativamente tranquila. Nícolas e Kyle mantiveram suas posições, enquanto Ryan Booth fazia ótima largada pulando da sexta para a terceira posição. Garett Grist e Jose Gutierrez largam muito mal e com isso Shelby Blackstock assumia a quarta posição. Nessa mesma volta, Julia Ballario e Brian Lift se tocaram no pelotão intermediário, Lift é obrigado a abandonar e a bandeira amarela é acionada.
Johnson parado. |
O pedaço de borracha que atingiu Kaiser. |
Durante a bandeira amarela, um pedaço de borracha acerta o Kill Swsitch (que eu não fazia ideia que um carro de Pro Mazda tinha até esse momento) de Kyle Kaiser. O carro do piloto da Juncos Racing começa a ter problemas e o piloto vai ao fim do pelotão antes da relargada na volta 14.
Felipe Donato conseguiu qualificar seu M1 Racing na 14ª posição, e durante a prova esteve em um pelotão que brigava pela décima posição com Brandon Newey que retorna a Pelfrey, Julia Ballario, Kyle Connery e Michael Johnson. Na volta final, quando ocupava a décima primeira posição, o piloto é tocado or Julia Ballario e abandona a prova. Julia é punida e são acrescidos 30 segundos a seu tempo final. Para tirar suas dúvidas, tem o vídeo abaixo do lance:
Olho no lance!
A cinco voltas do fim, temos bandeira verde. Nícolas consegue administrar bem uma diferença próxima de um segundo para Booth e Blackstock até o fim da prova e vence sua primeira corrida na Pro Mazda! Booth consegue segurar a pressão de Blackstock e passa em segundo lugar, com o piloto da Andretti na terceira colocação. Spencer Pigot é o único que consegue passar Gutierrez depois da largada, e completa a prova em quarto, pouca coisa a frente do seu companheiro da Juncos.
Costa, Booth e Blackstock vencedores na categoria normal, Eberle na categoria Tiozão que ganha réplica da taça da Champions League. |
Nicolas falou sobre sua vitória em um vídeo (em inglês) que consegui anexar aqui depois de aproximadamente 18 mil tentativas e vencer o blogger pelo cansaço:
E tem outro vídeo sobre essa vitória é Anders Khron, apresentador/comentarista/ex-piloto-em-atividade/consultor da Team Pelfrey e Nigel Tuckey (diretor da Team Pelfrey) pulando no rio Ganges de Mid-Ohio (esse vídeo tentei anexar só doze mil vezes e já deu certo):
Corrida 2
Nessa não deu, e Garett pulou na ponta. |
As onze horas da manhã tivemos a largada e logo depois bandeira amarela. A relargada foi completamente meio bagunçada e acabou sobrando para Blackstock (que pode ter sido a terceira vítima do fim de semana de Julia Ballario). Por fim, bandeira amarela rápida e nova relargada.
Se não fosse a Julia Ballario e o povo da Pro Mazda ser tão midiático, não sei o que seria deste review...
Briga acirrada entre Gutierrez, Alberico e Pigot. |
Nessa relargada, Grist consegue a ultrapassagem em cima de Nícolas e assume a ponta. O brasileiro chega a perder momentaneamente a segunda posição para Kaiser, mas recupera na mesma volta.
Garett e Nícolas ficam muito próximos durante todo o tempo, e ambos abrem diferença para Kaiser, que não parece ter mo mesmo ritmo da corrida do sábado. Ele é ultrapassado por Scott Hargrove, Jose Gutierrez, Neil Alberico e Spencer Pigot entre as voltas nove e onze. Agora esses carros teriam a missão de descontar cerca de sete segundos de diferença para Garett e Nícolas.
Grist e Costa. |
Felipe Donato teve uma prova parecida com a de sábado, mas com desfecho diferente. Novamente esteve no pelotão que brigava pelo décimo lugar com Julia Ballario, Brandon Newey, Ryan Booth e Michael Johnson. No fim, Donato consegue passá-los e defender sua linha,conseguindo seu primeiro top 10 na Pro Mazda.
Os três primeiros e o ganhador na categoria Tiozão. |
Os dois pilotos que são os principais postulantes ao título pouco apareceram nas duas provas, o que impediu que a briga ficasse matematicamente apenas entre eles.
O líder do campeonato ainda é Spencer Pigot com 259 pontos, mas sua diferença caiu para apenas treze pontos para Scott Hargrove,que tem 246 pontos. No campeonato ainda estão em disputa 96 pontos (tr~es provas, máximo de 32 pontos por prova), mas como qualquer piloto recebe um ponto apenas por largar, quem está a 93 pontos do líder ainda tem chances matemáticas de título.
Segundo o matemático Oswald de Souza, 98% de chances do título da Pro Mazda ser de um desses. |
Em terceiro no campeonato vem Neil Alberico, com 18 pontos, doze pontos a frente de Shelby Blackstock, catorze pontos a frente de Garett Grist, e dezessete pontos a frente de Kyle Kaiser; e são esses com chances matemáticas de título.
Com os dois pódios de hoje, Nicolas Costa sobe do nono para a sétima posição do campeonato, com 163 pontos. E Felipe Donato, com apenas três provas disputadas, é o vigésimo com 27 pontos.
Os próximos compromissos da Pro Mazda são uma rodada simples no The Milwaukee Mile, dia 17 de agosto; e a última rodada dupla do ano acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Sonoma Raceway, Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário