A penúltima etapa das principais categorias de acesso à Indycar Series vão para o tradicional oval de Winsconsin correr em corridas de 100 voltas. Momentos de definição pré rodada dupla em Sonoma.
Sim, serão dois previews em uma postagem só! Enquanto a Indy Lights vai para sua segunda prova mais tradicional (só perdendo para a Freedom 100), a Pro Mazda vai para o oval depois de dois anos sem disputas nele.
Segunda prova mais conhecida, disputada e tradicional da Indy Lights, e gera corridas tão desanimadas quando a categoria-mãe desde então. A pista recebe a categoria desde sua abertura em 1986 e desde então só não houve corridas em 2002, 2003 (pois a Indy Lights era recém comprada pela IRL, que não tinha Milwaukee em seu calendário) e 2010 (devido aquele embrólio de Milwaukee não pagar as taxas que deviam para a IRL e afins). Gente da estirpe de Scott Dixon, Paul Tracy, Bryan Herta e a última vitória da carreira de Paul Dana aconteceram em corridas da Indy Lights em Milwaukee.
O último vencedor foi Sage Karam, que brigou até as últimas voltas com Carlos Muñoz quando Zach Veach perdeu rendimento numa corrida com oito carros e apenas três deles na mesma volta.
Além deles, veremos Luiz Razia que, mesmo não tendo tantas pretensões assim nesse fim de campeonato, quer mostrar trabalho e se juntar a Jaime Câmara (2006) e Mário Romancini (2009) como vencedores da prova na Indy Lights. O baiano está na quinta posição do campeonato e ainda tem chances de ser campeão (apesar de estar 118 pontos atrás do líder), mas a combinação de resultados para o campeonato vir é extremamente complicada e envolve os três líderes supracitados não completarem metade da prova duas vezes, o que não aconteceu até o momento.
Na Pro Mazda a tradição da prova é bem menor. Ela voltou no ano passado, quando não era disputada desde 2011. A prova no ano passada foi uma dos vários triunfos de Matthew Brabham na temporada.
Bem como na Indy Lights, a prova promete ser tensa, pois o campeonato se encontra polarizado como se tivesse seguro por fibras de áster. Spencer Pigot e Scott Hargrove vem duelando pelo campeonato desde Indianápolis, quando a sequência de oito vitórias de Pigot caiu e Hargrove descontou a diferença para o líder do campeonato até chegar aos atuais treze pontos (que é, basicamente, a diferenças de pontuação entre o primeiro e o quarto colocado numa prova).
O terceiro colocado no campeonato, Neil Alberico, já se encontra a 73 pontos do líder (quando o máximo de pontos que se pode fazer numa prova é 33). Ele, Shelby Blackstock, Garetti Grist e Kyle Kaiser ainda em chances de campeonato, só que muito remotas e que envolvem em os dois líderes não completarem metade da prova duas vezes (o que não aconteceu ainda no campeonato).
Nesse fim de semana o Brasil terá apenas um representante na categoria. Nicolas Costa, sétimo colocado no campeonato (163 pontos), segue querendo mostrar serviço e vai para a sua segunda corrida em ovais da carreira pela Team Pelfrey. Felipe Donato que subiu para a categoria no meio da temporada, não corre essa prova porque a M1 Racing não tem o costume de frequentar ovais.
Confira os horários das duas categorias esse fim de semana, tudo no horário de brasília:
Sexta-Feira (15 de agosto):
12:00h - 13:00h: Treino livre da Indy Lights
13:15h - 14:15h: Treino livre da Pro Mazda
15:45h - 17:15: Treino livre da Indy Lights
17:30h - 19:00h: Treino livre da Pro Mazda
Sábado (16 de agosto):
10:15h - 10:45h: Treino livre da Pro Mazda
11:00h - 11:45h: Treino livre da Indy Lights
13:15h - 13:45h: Treino livre da Pro Mazda
14:30h - 15:15h: Treino livre da Indy Lights
16:45h - 17:30h: Treino classificatório da Pro Mazda
18:05h - 18:45h: Treino classificatório da Indy Lights
20:30h - 21:30h: Corrida da Pro Mazda (100 voltas)
Domingo (17 de agosto):
13:55h - 15:00h: corrida da Indy Lights (100 voltas)
Sim, serão dois previews em uma postagem só! Enquanto a Indy Lights vai para sua segunda prova mais tradicional (só perdendo para a Freedom 100), a Pro Mazda vai para o oval depois de dois anos sem disputas nele.
Indy Lights
Não vamos ter um supergrid, mas creio que serão mais de oito carros. |
No ano passado Zach Veach chegou perto. |
Milwaukee vai abrigar uma prova muito tensa nesse ano, pois a disputa pelo título está polarizada entre um Gabby Chaves que venceu as últimas duas provas disputadas em ovais esse ano, um Jack Harvey que não vem se mostrando muito amigável assim a ovais e um Zach Veach que deixou a peteca cair em Milwaukee no ano passado e se vê perdendo um pouco de espaço nesse ano.
O ano tá tenso pro Razia. |
Pro Mazda
Na Pro Mazda a tradição da prova é bem menor. Ela voltou no ano passado, quando não era disputada desde 2011. A prova no ano passada foi uma dos vários triunfos de Matthew Brabham na temporada.
Spencer Pigot e Scott Hargrove polarizaram a briga pelo campeonato. |
O terceiro colocado no campeonato, Neil Alberico, já se encontra a 73 pontos do líder (quando o máximo de pontos que se pode fazer numa prova é 33). Ele, Shelby Blackstock, Garetti Grist e Kyle Kaiser ainda em chances de campeonato, só que muito remotas e que envolvem em os dois líderes não completarem metade da prova duas vezes (o que não aconteceu ainda no campeonato).
Foto do pódio de Nicolas Costa na etapa passada. Fotos de pódio são as melhores porque ninguém está com o rosto legal. |
Confira os horários das duas categorias esse fim de semana, tudo no horário de brasília:
Sexta-Feira (15 de agosto):
12:00h - 13:00h: Treino livre da Indy Lights
13:15h - 14:15h: Treino livre da Pro Mazda
15:45h - 17:15: Treino livre da Indy Lights
17:30h - 19:00h: Treino livre da Pro Mazda
Sábado (16 de agosto):
10:15h - 10:45h: Treino livre da Pro Mazda
11:00h - 11:45h: Treino livre da Indy Lights
13:15h - 13:45h: Treino livre da Pro Mazda
14:30h - 15:15h: Treino livre da Indy Lights
16:45h - 17:30h: Treino classificatório da Pro Mazda
18:05h - 18:45h: Treino classificatório da Indy Lights
20:30h - 21:30h: Corrida da Pro Mazda (100 voltas)
Domingo (17 de agosto):
13:55h - 15:00h: corrida da Indy Lights (100 voltas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário