Em vez de você, leitor, perder tempo pesquisando na net sobre a próxima pista que a Indy vai correr no final de semana, o Indy Center Brasil traz as "informações da pista"! Tudo o que você precisa saber sobre o misto, o circuito de rua, ou o oval que será local da próxima etapa do campeonato! É o blog ajudando para um mundo melhor... traduzindo informações do wiki! =P
O oval de Iowa Speedway foi construído em 2006, influenciado pelo piloto da Nascar, Rusty Wallace, e modelado de acordo com o oval de Richmond, lugar onde Wallace andava muito bem e conseguia seus melhores resultados. É o único oval que tem o sistema de segurança do SAFER Barrier (Soft-wall na F1) sem o muro de concreto atrás.
O circuito tem a capacidade para 25 mil pessoas, sem contar com uma área para motorhomes e trailers na reta oposta, onde quem vai para lá consegue ver praticamente a pista inteira. Também é o local de muitas auto-escolas e do Richard Petty Experience, programa em que a pessoa tem a oportunidade de aprender a pilotar um carro da Nascar.
Em 2011, a pista (que era da família Manatt) foi vendida à família Clement, dona também da Featherlite Incorporations, empresa de motorhomes dos Estados Unidos. E em 2013, problemas financeiros fizeram com que a Nascar comprasse o oval. Mas não pense que só por isso a Indy vai sair de lá. A categoria traz muito dinheiro para o oval, e eles não seriam burros de a mandar embora assim.
Falando nisso, a Indy começou a correr em 2007, com o Iowa Corn Indy 250, nome que permaneceu o mesmo até 2013. Para este ano, o patrocinador não muda, mas a distância percorrida sim. Serão 300 milhas, equivalente a 300 voltas. Também é a única pista do calendário em que teremos as 'heat races', que são corridas pequenas, de cerca de 20 voltas, para que os pilotos decidam a sua posição no grid. Primeiro, cada um dá uma volta, e depois, a ordem para os grupos de cada mini-corrida será decidido no resultado dessa uma volta.
O maior vencedor é Dario Franchitti ('07 e '09). Tony Kanaan venceu a edição de 2010 e James Hinchcliffe venceu a edição do ano passado. Além da Indy, a Nascar Camping World Truck Series corre neste final de semana. Veja a programação!
Iowa Speedway é um oval de quase uma milha. Eu disse quase! Ele tem oficialmente 1.4 km de extensão e quatro curvas para a esquerda. Óbvio. Vamos a elas:
Curvas 1 & 2:
São as mais tensas. Eu diria até que são traiçoeiras assim como as curvas de Pocono. Primeiro porque a curva 1 tem o muro que divide a àrea do pit lane logo ao lado, o que deixa um ponto cego e o piloto não sabe se o cara de trás vai tentar colocar por dentro ou não, como aconteceu algumas vezes. Também pé traiçoeira porque tem um bump tenso, graças a um desnível provocado por um túnel que passa debaixo da pista. Alguns outros acidentes aconteceram devido a isto. Então, pílotos, tomem cuidado! (ou não, posso estar falando um monte de besteira)
São as mais tensas. Eu diria até que são traiçoeiras assim como as curvas de Pocono. Primeiro porque a curva 1 tem o muro que divide a àrea do pit lane logo ao lado, o que deixa um ponto cego e o piloto não sabe se o cara de trás vai tentar colocar por dentro ou não, como aconteceu algumas vezes. Também pé traiçoeira porque tem um bump tenso, graças a um desnível provocado por um túnel que passa debaixo da pista. Alguns outros acidentes aconteceram devido a isto. Então, pílotos, tomem cuidado! (ou não, posso estar falando um monte de besteira)
Curvas 3 & 4:
São as outras curvas do oval, que completam o oval, como qualquer pessoa deve ter adivinhado. Elas podem ser consideradas mais tranquilas do que a 1 & 2, porque não tem nenhum túnel passando por baixo da pista, mas não se deve relaxar nelas... (e isso é verdade! Não é preciso ser piloto para saber disso!)
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