A margem da disputa entre o pole Victor Franzoni (Afterburner Autosport) e o vice RC Enerson (Team E Racing) foram ínfimos 0,0081s no treino classificatório, realizado em pista seca na parte da manhã.  



Afterburner, a equipe dos três brasileiros
Entretanto, as condições da pista foram bem diferentes a tarde.  Depois de um longo atraso devido as condições do tempo, e a corrida começou às 16h55 locais.  As primeiras três voltas foram dadas atrás do carro de segurança, mas quando foi dada a largada o brasileiro logo sofreu com a pressão de RC Enerson, mas o americano assumiu a linha de dentro e saiu com a liderança na primeira curva.

Os dois líderes logo abriram vantagem logo nas primeiras voltas.   Aaron Telitz (ArmsUp Motorsports) e Jake Eidson (Cape Motorsports with Wayne Taylor Racing) batalharam novamente pelo pódio (eles disputaram o título da F16000 ano passado), e no começo da prova já era incomodados por Nico Jamin (Belardi Autosport), que largou da décima posição e já figurava em quinto após três voltas de bandeira verde.  Tanto Telitz quanto Eidson foram ultrapassado por Jamin na oitava volta, e o francês já assumia o terceiro lugar.

Enerson se defendia muito bem da pressão de Franzoni, mas na volta dez o brasileiro pôs seu carro ao lado do Team E Racing de Enerson e, mesmo no lado de fora, ultrapassou-o e conseguiu reassumir a liderança.  Nessa mesma volta, Will Owen (Pabst Racing) bateu na volta 10, e acionou a bandeira amarela.

Pódio da primeira corrida

Na relargada, Franzoni usou a experiência que ganhou na F-Renault Eurocup nos últimos dois anos e abriu vantagem para uma vitória merecida. Enerson terminou num ótimo segundo lugar para a equipe E Racing.  Jamin não foi capaz de encontrar uma maneira de passar Enerson após a relargada e teve que se contentar com o terceiro lugar, com Eidson em quarto lugar e Daniel Burkett completou o top 5.  O Brasileiro Felipe Donato bateu seu carro no treino classificatório e seu carro não conseguiu ficar pronto a tempo da corrida.  o carro de Gustavo Myasava estava com a suspensão desmontada pouco antes do início da corrida, e também não conseguiu largar na primeira prova.




O Carro que Myasava mais andou nesse fim de semana.
Se a primeira corrida foi auspiciosa apenas par um dos três brasileiros, a segunda prova foi mais complicada ainda.  

A segunda prova teve a ordem grid de largada definida pelo melhor tempo conseguido pelos pilotos na primeira corrida, e aconteceria sem atrasos.  Com isso, Franzoni largaria na ponta, com RC Enerson em segundo, Jake Eidson em terceiro, Aaron Telitz em quarto e Henrik Furuseth em quinto.  Myasava largaria da décima sexta posição, e como o carro de Felipe Donato deu perda total, não largou nessa prova.

Na largada, Enerson conseguiu saltar bem e conseguiu passar Franzoni, que teve que se contentar com a segunda posição.  Mas a corrida esteve tranquila apenas as três primeiras curvas, na curva quatro aconteceu um acidente:  Furuseth e Telitz brigavam pela quarta posição, quando um toque fez os dois carros rodarem;  aquele ponto da pista é apertado, e com isso Nico Jamin, Peter Portante e Gustavo Myasava não tiveram por onde passar e acabaram batendo e abandonando lá mesmo,  Daniel Burkett e Austin cindric também se envolveram na batida, mas conseguiram prosseguir.  Andrew List, o herói da D2D Motorsports conseguiu bravamente passar incólume pelo acidente, mas poucas curvas a frente bateu e não conseguiu prosseguir na prova.  Nesse caos total que virou a pista, foi acionada a bandeira amarela.

O desastre da primeira volta.


 
Pódio da segunda corrida
Os poucos sobreviventes relargaram na volta sete.  Entretanto, não houveram muito mais ações na pista e, apesar da pressão imposta pelo brasileiro, RC Enerson venceu a corrida, com Franzoni passando a linha de chegada em segundo Jake Eidson completando o pódio na terceira colocação.

Entretanto, na vistoria pós-corrida, foi detectada uma infração na direção do carro de Franzoni, e o piloto foi desclassificado da prova, com isso, o resultado da prova é o apontado na tabela abaixo:




Após as duas primeiras corridas, RC Enerson lidera o campeonato com 57 pontos, treze pontos a mais do que Jake Eidson e 21 pontos a mais do que Florian Latorre.  Victor Franzoni é o quinto colocado no campeonato com 33 pontos, e Gustavo Myasava é o décimo nono com um ponto.

A próxima etapa do campeonato será dias 26 e 27 de abril, em Barber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário