O jovem piloto de 16 anos, guiando pela estreante Team E Racing, fez um campeonato todo baseado na regularidade e com vitória na última prova conseguiu se sagrar campeão e levar pra casa US$ 8.500,00 (cerca de R$20.000).
RC Enerson, com sua equipe, seu carro e seus cinco troféus. Fonte: @rachelenerson |
O primeiro dia de competições no Barber Motorsports Park foi todo dominado por Michael Epps (Belardi Auto Sport). O piloto inglês fez a pole position pela manhã, com um tempo três décimos melhor que RC Enerson, Florian Latorre (Belardi Auto Sport) e Peter Portante (Arms Up Motorsports), segundo, terceiro e quarto no grid.
A largada da quarta corrida do WinterFest, em Barber. fonte: USF2000.com |
Mas a largada da primeira corrida foi confusa, pois pouco antes começou a chover, e guiar os carros em pista molhada se mostrou um grande desafio. Latorre se aproveitou das adversidades e assumiu a ponta, com Victor Franzoni (Afterburner Motorsports) na segunda posição (após sair do sexto lugar) e o pole position caindo pro terceiro lugar. Pouco depois a bandeira vermelha foi acionada, para que os competidores pudessem trocar seus pneus para os compostos de chuva.
Após a pausa, Epps se recupera e ultrapassa Franzoni ainda na relargada; ele e Latorre brigam pela liderança até a volta onze, quando o inglês ultrapassa o francês e assume a ponta para não perder mais. Epps vence com um segundo de vantagem para Latorre e quase dois segundos a frente de Franzoni, com RC Enerson e Jake Eidson (Cape Motorsports with Wayne Taylor) completando os cinco primeiros. O gaúcho Felipe Donato, largou e chegou na décima terceira posição, e o paranaense Gustavo Myasava enfrenta problemas em seu carro e não consegue largar nessa prova.
Epps, Enerson e Franzoni no pódio em Barber. Fonte USF2000.com |
No fim da tarde o céu estava bem mais limpo e a chance de chuva já era bem menor no Alabama. Com o grid definido pelos tempos de volta da corrida no dia anterior, a Belardi dominaria a primeira fila com Michael Epps e Florian Latorre, com RC Enerson e Peter Portante largando logo atrás.
Sem a chuva para atrapalhar, o piloto inglês dominou a prova, ganhando de ponta a ponta. Na relargada que aconteceu após Nico Jamin (também da Belardi) abandonar a prova, Enerson consegue passar Latorre e eles completam a prova na segunda e terceira posição, respectivamente. Franzoni teve problemas logo na largada e abandonou na primeira volta, Donato chega em décimo primeiro após largar da décima quarta posição e Myasava completou a prova em décimo quarto após largar de antepenúltimo.
Epps, vencedor das duas primeiras corridas. |
Faltando apenas a última corrida para o fim do torneio; RC Enerson ainda liderava o campeonato, mas agora tinha como segundo colocado Michael Epps e suas duas recentes vitórias, apenas sete pontos atrás do líder. Jake Eidson, mesmo com os resultados não muitos bons em Barber, ainda era terceiro colocado quinze pontos atrás do líder e preservava chances reais de ser campeão. Latorre e Franzoni, quarto e quinto colocados até então, já não tinham chances reais de campeonato, bem como todo o resto do grid.
No último dia de competições, RC Enerson e Epps largariam na primeira fila, com Enerson saindo pole da última corrida por ter feito melhor volta na corrida anterior. Mas na corrida corrida deu só Enerson, o piloto americano largou bem e liderou de ponta a ponta, chegando ao fim da prova mais de dois segundos a frente de seu oponente direto na corrida e pelo campeonato. Um pouco mais atrás, Aaron Telitz (Arms Up Motorsports) e Eidson brigaram pelo pódio, com o americano da Arms Up levando a melhor. Donato conseguiu seu top 10 chegando em décimo lugar após largar de décimo quarto e Myasava largou e chegou em décimo quinto. Ainda com problemas, Franzoni não conseguiu alinhar seu carro para a última prova.
E com esse resultado, RC Enersom sagrou-se campeão da Cooper Tires WinterFest de 2014 com 146 pontos, Michael Epps terminou o campeonato em segundo lugar (132 pontos) e Jake Eidson ainda conseguiu se manter no terceiro lugar do campeonato, com 118 pontos. Infelizmente, nenhum dos brasileiros conseguiu participar de todas as corridas.
A equipe Belardi Racing se sagrou vitoriosa do WinterFest, exibindo grande recuperação nas etapas finais em Barber.
O campeonato regular da USF2000 começa dia 29 e 30 de março, mas ruas de Saint Petersburg, Flórida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário