A fabricante inglesa de motores Cosworth, tem construído uma longa história no automobilismo, fornecendo motores para monopostos por quase meio século. Mas em 2014, a Cosworth não estará presente em um IndyCar pelo sétimo ano consecutivo. Isso pode mudar em breve.
Em uma entrevista exclusiva do diretor executivo da Cosworth, Hal Reisiger, ao site americano MotorSports Talk, o americano falou que a empresa tem planos em andamento para um retorno tanto para a Indy, quanto para a F1.
"Temos interesse em produzir um motor para a IndyCar", falou Reisiger.
Ele confirmou que terá reuniões na próxima semana sobre a possibilidade, e disse que é algo que está profundamente empenhado.
Motor Cosworth de um Champ Car (Foto: Champ Car Media) |
"Eu acho que a direção da Indy quer, e as equipes também. Todos querem uma outra alternativa de motor que não seja o Chevy e a Honda, principalmente pelo fracasso da Lotus. É algo que está na lista de prioridades, e nós temos o apoio da IndyCar em fazê-lo", continuou Reisiger.
O motor Lotus foi um verdadeiro fracasso. Inicialmente foi utilizado por quatro equipes com cinco carros (HVM, Lotus Dreyer & Reinbold, Dragon Racing e Bryan Herta Autosport). No entanto, todos menos a HVM encerraram sua parceria com a Lotus até o mês de maio, em decorrência da fraca potência do motor, deixando assim a suíça Simona de Silvestro como a única piloto a participar do resto da temporada com um motor bem inferior tecnicamente. Após a saída da Lotus, Chevrolet e Honda tiveram de aumentar a capacidade de fornecimento de motores.
O último carro da antiga Champ Car a utililizar o motor Cosworth foi o Panoz DP01, na temporada de 2007. O motor apareceu pela última vez na corrida de despedida da série, no Grande Prêmio de Long Beach de 2008.
Fonte: MotorSports Talk
Nenhum comentário:
Postar um comentário