A rodada dupla em Detroit é cancelada, com a temporada se iniciando no Texas e com três novas rodadas duplas no campeonato.


Foi anunciado ontem (6 de abril) pelo presidente da INDYCAR e da Penske Entertainment Corportation, Mark Miles, um novo calendário temporário para esse ano na Fórmula Indy, sendo esse o terceiro calendário temporário da categoria:


A primeira grande mudança é o cancelamento da rodada dupla em Detroit, quem era a sexta e sétima temporada no fim do ano passado e eram as corridas de abertura no primeiro calendário temporário. 

Por causa da pandemia mundial, a etapa que aconteceria nos dias 30 e 31 de maio foram canceladas para evitar aglomerações e, apesar da procura por novas datas pela cúpula do Detroit Grand Prix, não foi possível conseguir uma nova data que agradasse a prefeitura local, o órgão de conservação do Belle Isle Park e a direção da Indy. A rodada dupla voltará para o calendário no ano que vem, já anunciada para os dias 5 e 6 de junho.

A segunda grande mudança são o surgimento de duas novas rodadas duplas: uma em meados de julho no circuito de Iowa e uma em meados de setembro em Laguna Seca. O Firestone Grand Prix of Monterrey terá duas corridas, uma realizada no sábado e outra no domingo; enquanto o Iowa Corn 300 será na verdade duas corridas, uma na sexta-feira a noite e a segunda no sábado à noite. Apesar de não ser anunciado sobre as corridas em Laguna Seca, as corridas em Iowa terão a metade da distância prevista, ou seja, 150 voltas cada.

Essa também será a primeira vez que uma prova é programada para acontecer durante a semana desde 1969, quando as 500 milhas de Indianápolis se preocupava em cair exatamente no dia 30 de maio. A 51 anos atrás, a prova mais famosa do automobilismo americano aconteceu numa sexta-feira, o dia que foi realmente programada para acontecer e, dois dias depois, Tony Hulman anunciava que todas as provas do calendário sempre cairiam em dias do fim de semana, tradição que continua até hoje, menos na primeira prova de Iowa.


A terceira grande mudança no calendário é a adição de uma terceira prova no Indianápolis Motor Speedway chamado, até o momento, de Indycar Harvest Grand Prix. No dia 3 de outubro, um sábado também, será realizado uma segunda prova no misto do circuito de Indianápolis e terá a distância completa da prova. Até o momento, ela é a última prova da temporada, tendo em vista que o Firestone Grand Prix of St. Petersburg ainda procura uma data para ser realizado.

Esse é um passo bastante importante, pois é a primeira vez que o calendário é aumentado para além de setembro, dando uma margem maior para que os próximos eventos que podem ser cancelados possam ser apenas adiados para mais o fim do ano.

Portanto, o calendário, até o momento, tem 14 etapas com data definida (seis em oval e oito em circuitos mistos) e a corrida em St. Peterburg, que não possui data definida. A etapa de abertura agora é a Genesys 600, realizada no dia 6 de junho no Texas Motor Speedway.

Mas isso é apenas o começo, pois não há garantia alguma que a pandemia arrefecerá até lá. Seguimos informando até lá!1




Nenhum comentário:

Postar um comentário