Temos os dois primeiros confirmados na ex-Pro Mazda e nova Indy Pro 2000. Nikita Lastochkin continua na categoria que estreia esse ano e Jacob Abel abrirá equipe própria para sua estreia na Indy Pro 2000.
Nikita Lastochkin entra na Exclusive Autosport
O russo de 28 (!!) anos entrará para sua terceira temporada na segunda categoria do Road to Indy, e pela terceira equipe diferente.
Lastochkin estreou no Road to Indy em 2015 na USF2000, passou dois anos lá e subiu para a Pro Mazda no ano passado, pela Team Pelfrey. Nesse ano ele mudou para a Cape Motorsports e agora, para o ano que vem, ele acerta para correr na Exclusive Autosports.
Apesar do russo ter uma das carreiras mais longas dos pilotos do Road to Indy em atividade, nos dois anos anteriores da Pro Mazda Lastochkin passou o tempo todo nos pelotões intermediários. No ano passado ele esteve sempre a sombra de Franzoni, Anthony Martin, Carlos Cunha filho e TJ Fisher, ficando quase sempre em quinto lugar ou mais abaixo. Nesse ano ele mudou de equipe para a Cape Motorsports e, enquanto seu companheiro de equipe, Oliver Askew, brigava mais a frente por pódios e vitórias, Lastochkin brigava no pelotão intermediário e terminou o campeonato no nono lugar, o último entre os pilotos que fizeram a temporada completa (ficando atrás até mesmo de pilotos que não fizeram as duas últimas corridas).
Na terceira temporada espera-se algo parecido de Lastochkin e da Exclusive Autosport. A equipe canadense, normalmente, tem um piloto que se destaca e briga pelo campeonato e outro pilotos que se mistura no pelotão intermediário. Lastochkin tem o perfil certo para a segunda opção.
Jacob Abel e a Abel Motosports estrearão em 2019
Bill e Jacob Abel. |
O piloto de 17 anos, em conjunto com seu pai, estrearão na Indy Pro 2000. Bill Abel comprou os chassis PM-18 que pertenciam a Cape Motorsports (o que é engraçado, pois a Cape Motosports cogita comprar os chassis da Abel Motosports) para que seu filho, Jacob Abel, possa estrear na categoria.
A Abel Motorsports, antigamente, seguia os passos de seu dono que, ao melhor estilo Ed Carpenter, tinha equipe própria e corria nas provas sancionadas pela SCCA, chegando até mesmo a correr algumas provas na USF2000 no ano de 2015, quando Bill já tinha 48 anos de idade. Mas, em 2016, Bill se aposentou das pistas para ajudar seu filho, Jacob, na sua carreira no automobilismo.
Abel estreou no automobilismo de monopostos ano passado, aos 16 anos, correndo na F4 USA. Ele correu lá por uma temporada e meia, terminando a de 2017 no 24º lugar com nove pontos, e terminando esse um ano e meio constantemente no pelotão intermediário. Ele também fez algumas corridas na USF2000 (sete no total), tendo como melhor resultado um décimo lugar (Road America 2, 2018).
Além disso, a entrada dos dois meio que pode significar a ausência da Cape Motorsports na Pro Mazda. A equipe dos irmãos Cape, apesar do sucesso na categoria logo abaixo, a USF2000, onde eles detem sete títulos de pilotos consecutivos, passou longe de se repetir na Pro Mazda. Os únicos ano em que eles estiveram na disputa pelo título foi em 2014, quando Scott Hargrove passou muito perto de ser campeão, mas uma quebra de suspensão tirou o título do canadense e o deu a Spencer Pigot; e no ano passado, quando Anthony Martin e Victor Franzoni disputaram até o fim do ano e o brasileiro da Juncos levou a melhor. Apenas esses dois pilotos (Scott Hargrove e Anthony Martin) conseguiram mais da metade das quinze vitórias conquistadas pelo time ao longo destas cinco temporadas.
Um último ponto importante da Abel Motorsports é que, muito possivelmente, o companheiro de equipe de Jacob Abel pode ser o atual campeão da USF2000, Kyle Kirkwood. Ele, além de campeão da USF2000 pela Cape Motorsports, nesse segundo semestre, também foi campeão da F-3 Americas pela própria Abel Motorsports, e até mesmo testou pela equipe no teste aberto em Homstead-Miami.
Ou seja, a equipe ainda pode atrair bastante holofortes, não propriamente pelo Abel filho, mas atrairá holofortes!
Pilotos confirmados na Indy Pro 2000:
Abel Motorsports
Exclusive Autosport
Nenhum comentário:
Postar um comentário