Australiano da Penske larga da
pole position e vence a segunda na temporada. Tony Kanaan termina em segundo e
Helio Castroneves em quinto.
Segunda vitória do australiano na temporada. (Foto: IndyCar) |
Antes da largada, a maior
preocupação por parte das equipes era em relação ao desgaste de pneus. Outra
era o próprio circuito Road America. Fora da Indy desde 2007, o grid tinha
13 pilotos estreantes neste traçado.
A
bandeira verde tremulou e a largada foi limpa de certa forma. Os quatro
primeiros colocados mantiveram as posições com Will Power na ponta, Scott Dixon
em segundo, Tony Kanaan em terceiro e Pagenaud em quarto. Helio Castroneves,
que havia largado em quinto, caiu para sétimo, mas logo na terceira volta
recuperou a sexta colocação em cima de Ryan Hunter-Reay. Com os primeiros
colocados mantidos, as maiores disputas aconteciam no meio do pelotão.
Na
sétima volta, Scott Dixon teve problemas no motor e abandonou a prova justamente
na sua 200ª largada consecutiva na Indy. A pintura da Clorox definitivamente
não traz sorte à Ganassi, na época em que Dario Franchitti corria com esse
patrocínio, vira e mexe batia e/ou abandonava a prova, assim como Dixon. Com
isso, o tetracampeão da IndyCar perdeu a vice-liderança no campeonato.
Após a
primeira janela de paradas, Graham Rahal ganhou a posição de Kanaan. Mas ainda
na volta de retorno para a pista, o brasileiro recuperou a segunda colocação em
bela ultrapassagem usando o push-to-pass
sobre o americano. Enquanto isso, Will Power abria mais vantagem ainda na
ponta.
Entre
as voltas 25 e 26, os carros começaram a fazer a segunda série de pit-stops. Na volta 27, a situação entre
Kanaan e Rahal se repetiu. Tony saiu dos boxes logo atrás do americano e passou
novamente o rival, só que agora na curva 5.
Pagenaud
começou a aparecer bem na 34° volta, quando ultrapassou Rahal e encostou no
brasileiro da Ganassi. Na volta seguinte, aproveitando-se das melhores
condições de seus pneus, superou Kanaan e foi para a segunda colocação.
Pagenaud começou então a voar pela pista, tentando alcançar o líder Will
Power. Fazendo volta rápida em cima de volta rápida, o líder do campeonato
foi o último a ir para o pit, na volta 39, mas Will Power conseguiu manter a
ponta no retorno do francês à pista.
Faltando
10 voltas para o fim, surgiu a primeira e única bandeira amarela da prova.
Conor Daly, que vinha fazendo boa prova, em sexto, passou reto no final da reta
por conta da quebra da suspensão traseira e bateu forte na barreira de
proteção.
A
relargada na volta 45 também foi limpa. Helinho conseguiu manter a posição
sobre Charlie Kimball. Com pneus macios, Kanaan retomou a segunda colocação
ultrapassando Pagenaud na volta 46. Em seguida, o francês também foi superado
por Graham Rahal. A bandeira amarela atrapalhou demais Pagenaud. Ele vinha
forte antes, mas após a relargada perdeu potência e foi sendo atropelado pelo
pelotão, terminando em décimo-terceiro.
Com pneus macios, Tony foi então
à caça de Will Power. O australiano, porém, usou seus push-to-pass para não dar chance ao brasileiro e recebeu a bandeira
quadriculada pela segunda vez na temporada e assumir a terceira posição no campeonato. Tony Kanaan terminou em segundo,
seguido por Rahal, Hunter-Reay e Helio Castroneves, em quinto.
Confira abaixo o resultado final
da prova:
A próxima etapa da IndyCar
acontece em 10 de julho, no Iowa Speedway. Até lá!
Rapaz, já tinha assistido as corridas em Road America na época da Cart e as posições das câmeras eram diferentes. Assistindo hoje pude ver como esse circuito é bom e belo, sem dúvidas pra mim a melhor pista junto com a Indy. De mistos e circuito permanente a Indy já está bem. Long Beach, Barber, Mid Ohio, Road América são certeza de casa cheia. Resta agora dar um jeito de fortalecer nos ovais, pq tirando a Indy os públicos são muito baixos. No Texas deu até pena de ver a arquibancada vazia, logo deve sair do calendário também.
ResponderExcluirPedro, apesar do iminente fracasso que anda sendo as corridas no Texas, Eddie Gossage, presidente do Texas Motor Speedway, é um dos grandes entusiastas da Indy em pistas ovais. A quem diga que, não fosse por ele, Texas já teria vazado da IndyCar em 2012, mais ou menos por aí. Então a Indy, pelo menos no Texas, não precisaria se preocupar, apesar do baixo público.
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