Americano
da Andretti usa experiência que tem na pista para driblar má fase e vencer a
primeira na temporada, a terceira da carreira no oval de 0.875 milha.
Hunter-Reay continuou o ótimo retrospecto pessoal e da Andretti em Iowa. (Foto: AP) |
A
corrida começou com Tony Kanaan ultrapassando Hélio Castroneves logo na
primeira curva. Scott Dixon, provando que a Ganassi tinha ocarro mais acertado
até o momento no final de semana, foi no embalo de Kanaan e passou também
Hélio. Josef Newgarden fez uma ótima largada também e aparecia em quarto logo
na primeira volta.
E
logo de cara veio a primeira das muitas bandeiras amarelas do dia/noite: Juan
Pablo Montoya, líder do campeonato, teve um problema na suspenção de seu carro
e bateu na saída da curva 2. Fim de prova para o colombiano. Era a chance do
campeonato ganhar uma melhor disputa na parte final.
A
relargada veio apenas na volta 24, porém, como bandeira amarela chama bandeira
amarela, Coletti e Rahal espremeram Charlie Kimball, quebrando o bico do carro
#83 do americano, e assim nova paralisação em Iowa.
Na
volta 36 veio a relargada novamente. Kanaan aproveitou para tentar garantir-se
na liderança diante dos ataques de Dixon e Castroneves. Newgarden continuava
cozinhando o galo em quarto, um pouco atrás dos líderes.
A
primeira janela dos pits veio apenas na volta 57 com Graham Rahal. Os líderes, entretanto,
pararam bem mais tarde, na altura da volta 71. Hélio, Newgarden e depois Kanaan
e Dixon. Bourdais apareceu na liderança, que havia parado no começo com a bandeira
amarela de Montoya, em estratégia diferente.
Um
pouco depois, na volta 112, Justin Wilson pegou turbulência após ver um tsunami
de carros lhe passando e lambeu o muro, estabelecia-se assim a terceira
bandeira amarela da prova. E então, a estratégia de Bourdais foi pro limbo e
todos pararam nos boxes novamente. Newgarden fez bom pitstop e voltou na frente
de Hélio e Kanaan.
A
relargada veio na volta 120, Hélio Castroneves retomou a liderança na volta
127, com uma ligeira perda de rendimento do americano da CFH. Dixon passava
Kanaan, outro que perdia rendimento e daí apareceu na prova Hunter-Reay, que
lutava para superar o baiano da Ganassi pela quarta colocação.
Belo visual em Iowa, não acham? (Foto:AP) |
Na
metade da prova, a noite chegava em Iowa e o pneu de Hélio ia embora junto com
o sol, Newgarden aproveitou isso e retomou a liderança da corrida. Na
volta 172, a quarta bandeira amarela em Iowa. Charlie Kimball, que havia se
envolvido num threesome no começo da prova com Coletti e Rahal, dessa vez foi
para a parte suja da pista sozinho e bateu forte no muro da curva dois, fim de
prova para o americano. Começava assim o inferno astral de Chip Ganassi.
Acompanhem.
Graham
Rahal foi pro pit e antes de parar já chiou pro seu papai, Bobby, que o carro
estava com problemas no câmbio. E foi o que aconteceu. Rahal tentou sair e não
conseguiu engatar a primeira marcha, comprometendo assim a sua prova.
Enquanto
isso, Newgarden ia pro pit e voltava novamente em primeiro. A equipe estava
bastante afiada nos pits hoje. Kanaan e Hélio vinham atrás dele e as Andrettis
com Hunter-Reay e Muñoz, famintos, também.
Na
volta 192, Tony Kanaan recebeu ordens da equipe para entrar no pit e desligar o
seu motor. Segundo a própria equipe, eles encontraram alguma irregularidade que
poderia comprometer a vida do motor e, para a equipe e a Chevy não perderem
pontos depois, Kanaan retirou-se da prova. O baiano, muito nervoso, nem
entrevistas para a Versus repaginada deu. O inferno astral da Ganassi continuava.
Logo
em seguida, nova bandeira amarela. Stefano Coletti traseirou na saída da curva
dois e rodou sozinho, batendo no muro interno da pita. Fim de prova para o
monegasco que vem encontrando muitas dificuldades na Indy. Pra quem acha que
ela é fácil pros pilotos criados na Europa, Coletti é um murro na cara desses
fanboys de F1.
Aí
apareceu Graham Rahal tentando fazer estratégia diferente para ressurgir na
prova, parando nos pits. A relargada veio na volta 206, com Newgarden em
primeiro, Hunter-Reay em segundo segurando Dixon e Muñoz tentando segurar
Karam, porém não conseguindo.
Hunter-Reay
tentou passar Newgarden e foi fechado sutilmente. Então o americano da Andretti
suou sangue para não ser ultrapassado por Dixon, e conseguiu. Hélio Castroneves
vinha perdendo rendimento, ficando atrás de Ed Carpenter, então sétimo
colocado.
E
então o inferno astral do seu Chip veio de novo. Dixon do nada ficou lento na
pista e foi ultrapassado até pela Pippa Mann. Citei ela só pra não dizerem
depois que eu não falei dela nesse resumo, ok?
Montoya,
entre um cheeseburger e outro no motorhome, começava a ver o campeonato voltar
a ficar parcialmente tranquilo, com Dixon fora da briga pela vitória na prova. Bom
para Hélio e Power, que fazia corrida discretíssima em Iowa.
Na
volta 240, Hunter-Reay fez a sua última parada na corrida. Newgarden seguia
vivo na liderança, com o último dos moicanos da Ganassi, Sage Karam, em
segundo.
Os
primeiros colocados forem aos boxes e quem aparecia líder era Rahal, em
estratégia diferente. Huinter-Reay passou Newgarden após pitstop ruim da CFH
(eu meio que sequei eles ao contrário, perceberam?), seguidos de Karam e Muñoz.
Hélio vinha perdendo mais rendimento ainda e aparecia em péssimo primeiro.
E
então veio a última bandeira amarela da prova. Takuma Sato, sumido na prova,
foi o último a se acidentar na prova. Pra quem sempre acha que é ele quem vai
bater primeiro nas corridas... O japonês teve problemas com a suspensão e enfiou
o seu carro no muro, dando Adeus à Iowa.
Então
alguns pilotos optaram por mais uma parada. Briscoe, Hélio, Rahal e Andretti
foram alguns deles. Newgarden e Karam tinham pneus mais novos que o líder
Hunter-Reay. O americano da Andretti ia ter que suar sangue para se segurar na
ponta da corrida.
Treta! Carpenter foi tirar satisfações com Karam no fim da prova. |
A
relargada veio com 23 voltas pro fim. Hunter-Reay e Newgarden desgarravam na
frente. Muñoz, Carpenter, Rahal e Karam vinham atrás se digladiando como se não
houvesse amanhã. Nisso, Carpenter vinha levantando a mão reclamando de Karam, que
não estava seguindo a linha da pista corretamente, quase tocando no carro de Ed
por sucessivas voltas.
Hunter-Reay
começava a administrar a ponta, com Newgarden em segundo, Karam deixou pra trás
Carpenter e não tomou conhecimento de Muñoz também, assumindo assim a terceira
posição.
Muita bebida no macacão do Hunter-Reay. (Foto: AP) |
No
fim, Hunter-Reay segurou Newgarden e venceu para primeira vez na temporada, a
terceira vezem Iowa e aumentando a hegemonia da Andretti em Iowa, com seis
vitórias seguidas. Finalmente o campeão de 2012 e da Indy de 2014 deu sinais de
recuperação.
Hélio Castroneves terminou em décimo primeiro e Tony Kanaan, em
vigésimo primeiro.
O
campeonato segue com Montoya na liderança, com 445 pontos. Graham Rahal vem em
segundo com 402, Scott Dixon é o terceiro com 397. Hélio Castroneves e Will
Power vem empatados no quarto lugar, com 389 pontos.
Confira
os resultados da Iowa Corn Indy 300 na imagem abaixo:
A próxima etapa da IndyCar Series acontece em 2 de agosto, em Mid-Ohio.
Otima corrida. Reay voltou a vencer. Rahal ta pilotando muito assim como o newgarden. Pena q o dixon e os brazucas foram mal.
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