Sem sombra de dúvidas, a MAVTV American Real 500 foi a prova mais comentada da
IndyCar sem ser uma Indy 500 pelo menos desde 2011. Até eu, que estive no
rincão do universo e isolado do mundo de todas as formas, ouvi falar desta
prova e da loucura que ocorreu nela, com a volta do pack racing e todas as dores e delícias que o estilo de prova
contém. Isso repercutiu não só entre os fãs, mas também entre os pilotos e os
próprios dirigentes da categoria, que falaram muito (e divergiram entre si,
também).
Foto: Chris Jones / Indycar Media |
O blog IndyCar
Minnesota listou alguns comentários e nós, do Indy Center Brasil, vamos reproduzi-los aqui, traduzindo
livremente:
Marco Andretti
“É bem louco; o pack
racing sempre foi assim. Tem uns caras que não querem sair, outros que vão pra
cima, por dentro, por fora. Eu acho bem divertido e bem perigoso também, mas é
pra isso que nós estamos aqui. Fazemos um baita show pros fãs, a verdade é
essa”.
Michael Andretti:
“Não foi nada bom.
Lembrou os tempos da IRL. Sei que é muito legal pra quem tá vendo na TV ou nas
arquibancadas, mas, pra gente, não é nada legal”.
Sebastien Bourdais
“Não sou nada fã desse
tipo de prova, mas não somos nós que decimdimos. Não fomos consultados ou coisa
do tipo, e a categoria ficou nessa por causa do jeito que os aero kits são.
Poderia muito bem acontecer a mesma coisa em Iowa porque a quantidade de downforce
que podemos colocar em Iowa é insana. Os kits pra ovais e superovais tem
realmente probleminhas”.
Ryan Briscoe
“Eu tava curtindo a
corrida. Achei irado. É uma pista larga, então te dá uma série de opções pra
buscar ar puro. Então, acho que tiveram alguns pilotos, não vou citar nomes,
que pareciam deliberadamente querer mandar a gente pro meio das curvas, e coisa
e tal. É o tipo de coisa que é bem desnecessária. Tivemos algumas chegadas nas
retas só com mudança de traçado, e tal. Cê só tem que se ligar. Outras pessoas
meio que compararam essa corrida com as onze voltas lá de Vegas uns anos atrás,
e eu não acho que tenha a ver. Vegas era moleza, era, tipo, qualquer um podia
correr no anel de trás. Aqui não dá pra fazer isso. Tem que procurar ar puro,
tem que expor sua asa dianteira pra entrar na curva e ficar perto. Não é que
estejamos pregados um no outro. Estávamos bem perto, mas podíamos experimentar
linhas diferentes.”
“Não iria querer fazer
isso todo fim de semana, mas acho que foi uma corrida massa e, se é pra dizer,
acho que poderia ter tido mais disciplina entre os pilotos. Nem eu fui 100%
inocente. Eu vi os melhores momentos e eu não fui 100% inocente. Mas não acho
que alguém lá foi. E acho que, se formos fazer isso de novo semana que vem, na
reunião dos pilotos, tem que ter muita conversa, ‘ei, precisamos prestar
atenção entre nós um pouquinho’. Mas nãso acho que esse tipo de corrida vá
continuar por muito tempo. Não acho que a categoria vá querer correr o risco
numa base regular. Provavelmente eu esperaria mudanças no aero kit... a próxima
nesse tipo é Pocono. Expero que a liga faça mudanças pra que a gente não
precise correr tão perto assim um do outro. Mas, pra mim, foi massa. Só um
final infeliz.”
Ed Carpenter
“Nunca vamos poder
aumentar esse esporte se nos separarmos por dentro. Não tou dizendo que esses
caras não devem ter sua opinião depois dessa prova. Somos todos gabaritados pra
opinar, mas como você manda a mensagem é que é o importante. Não precisa
entregar primeiro aos fãs... alguém me escreveu no Twitter: ‘Gastei três horas
vendo aquela corrida e curtindo cada minuto, mas foi difícil ouvir pilotos que
eu gosto dizendo que odiaram aquilo’. Isso é confuso pros fãs.”
“Minha mentalidade pro
que fazemos é ‘é tudo perigoso’. E isso é parte da minha frustração. Toda hora
que entro num carro, sei que pode ser meu último dia. Não tem garantia no que
fazemos, nunca. É o que me frustra, alguns pilotos que acham que a única forma
de nos machucar é num tipo de pack racing. Pra mim, isso é ridículo. A carreira do Dario Franchitti terminou numa
corrida de rua, não nesse tipo de prova. Já Dan Wheldon morreu nesse tipo de
prova. Tantos outros pilotos morreram em circuitos mistos. Tony Renna morreu em
Indianápolis e era o único carro na pista. O que fazemos é perigoso. Então, pra
mim, tô de boa. É o que eu quero fazer”.
“É um esporte bacana,
e foi uma grande corrida. Os fãs estavam gritando depois da prova. Então não saia
do carro e esculhambe o esporte. Se não quer fazer isso, vai fazer outra coisa.
Eu amo a Indy, e quero fazer isso, não importa que tipo de corrida seja. Tem um
monte de caras que dariam um braço pra estar em um carro”.
Tim Cindric
“É meio desapontador
porque nós conversamos depois de Las Vegas com a IndyCar e todo mundo discutiu
o fato de não termos mais uma corrida como aquela em termos de pack racing. E
porque estamos fazendo isso, não tenho a menor ideia... Era bem óbvio perceber
no primeiro treino que era assim que seria. Nós fizemos ouvir nossas
preocupações, os pilotos também... correr em monopostos assim é bem difícil”.
Derek Daly
“Acho que a corrida
(...) foi a melhor da Indy que já testemunhei. Estava na beira da poltrona a
cada volta. Sobre o comentário do Will Power, acho que tem um lado emocional
que vai virar manchete, mas acho que ele está absolutamente errado em dizer
algo daquele tipo. Esse esporte que amamos e estamos envolvidos é inerentemente
perigoso. Sim, pilotos podem perder suas vidas. É parte da atração de praticar
isso; é parte da atração de assistir isso E porque estava rápido e porque
estava perto e porque houveram alguns incidentes, acho que não dá pra pegar uma
prova dessa e dizer não podemos mais fazer isso por causa de algo do passado’.
E acho que uma declaração dessa dada por um campeão, tem que ser muito
cuidadodso porque alguém pode escutar você e realmente pode ser prejudicial
para o automobilismo”
Scott Dixon
“Foi um tipo de bagunça
de corrida... acho que os níveis de downforce foram altos demais e foi preciso
espalhar mais.”
“A Indy avacalhou com
tudo”.
AJ Foyt
“Gosto desse tipo de
corrida quando eu estava nela, mas não é muito legal de ver. Não, acho que é
uma corrida boa. Pelo menos dá pra correr. É o que eu gosto em corridas. Quando
dá pra correr, você corre”.
Dario Franchitti
“Os pilotos expuseram
seus pontos de vista na corrida em publico porque a categoria não os escutou em
particular”.
Chip Ganassi
“Ninguém quer ver
alguém se machucar – (mas) não dá pra se tocar com monopostos e, por alguma
razão, esses pilotos pensam que você pode fazer isso hoje em dia. Acho que
alguém tem que conversar com esses caras e dizer a eles que eles tem que parar
de se bater, e parar de bater rodas, e parar de correr cada volta como se fosse
a última. Alguns dos pilotos não querem o pack, acho que é bem óbvio, os mais
velhos não querem o pack e os mais novos não tão nem aí”.
Jack Hawksworth
“Não diria que foi
louco. Foi legal, acho. Tinha muita coisa acontecendo; certeza, eu teria ficado
ali no meio um pouco mais. Eu estava atrás. Mas achei que a corrida foi boa.
Foi colado, tá ligado? Todo mundo tava indo com tudo. O maluco foi só quando a
negada fez ultrapassagens doidas nas primeiras 70 voltas pro fim, quando tava todo mundo perto. Isso não importa
com 50 ou 70 voltas. Mas colocar a faca nos dentes tão cedo, isso foi
estranho.”
“Não pensei que seria
tão ruim; eles correram pior que isso por dez anos com o carro velho, né? Ach
que tem certos pilotos e equipes que querem fazer de um jeito, porque dá a eles
mais vantagem. Se é pack racing, então todo mundo tá muito perto e tudo pode
acontecer, ou certamente dá uma chance pra todos. Você não sabe o que vai rolar
até o fim.”
“Se tirar downforce dos
carros, e for em fila única, e o carro mais rápido for pra frente e se
distanciar, não é tão legal. Se você é um desses caras que acha que pode
diminuir essa distância, então você provavelmente seria contra isso, na minha
opinião. Não entendo como pode ser tão perigoso agora, mas ainda assim correram
quatro lado a lado toda semana com o carro velho por só Deus sabe quando, né?
Claro que o incidente de Vegas foi horrível, mas corrida é inerentemente
perigosa. Um acidente doido pode acontecer em qualquer condição. Não precisa
ser pack racing pra causar”.
“A grande coisa pra
mim foi a reação das pessoas que viram a corrida ser legal, o que é bom, né É
minha opinião. Se as pessoas acharam legal, que a corrida foi boa... vamos ser
honestos, foi mais legal de ver que o Texas. Sim, o incidente no fim foi
infeliz, mas acho que a corrida foi massa.”
Tony Kanaan
“Foi uma das corridas
mais nervosas que já participei”.
“No meio da corrida,
eu pensei: ‘Cara, os fãs devem estar aorando, mas tomar que a gente lote esse
lugar quando voltarmos, se formos correr assim’. Mas, pra gente, as pessoas tem
que entender quão estressante é. Claro, somos pagos, e somos quem somos porque
podemos fazer isso, mas não dá pra esquecer que perdemos – eu perdi meu melhor
amigo da mesma forma em 2011”
“É um novo pacote
aerodinâmico, então continuamos adivinhando. Adivinhamos do lado errado. Acho
que foi uma boa corrida para os fãs, mas, sabe, eu recebo muitas críticas
quando falo esse tipo de coisa, mas esse povo não está em um carro de corrida a
346 km/h. Eu queria que quem critica a gente fizesse isso. É difícil,
estressante, e te faz pensar se compensa fazer esse tipo de coisa. Tomara que
consigamos nos reunir, criar uma solução e seguir em frente.”
Sage Karam
“É pack racing, o que
é difícil. É uma batalha e você está no modo de sobrevivência”.
Juan Pablo Montoya
“Sinceramente, não sou
fã desse tipo de corrida que vimos aí. Eu falei pra Indy que não devemos correr
asim. É pack racing de primeira e, mais cedo ou mais tarde, alguém vai se
ferir. Não precisamos estar fazendo isso. Foi um baita espetáculo e fizemos o
que tivemos que fazer”.
Josef Newgarden
“Todo mundo estava
usando quatro linhas. Tinha muitos espaços apertados, foi uma corrida arriscada
e todo mundo se juntou e ficou coladinho”.
Simon Pagenaud
“Pra ser sincero, não
sou fã desse tipo de corrida. Não precisamos correr em bloco acima de 370 km/h.
Tem muito vácuo nesses carros, você tem sorte se tiver um buraco. Você desliza
por ele e empurra nego pra fora do vácuo. Isso não é seguro. É minha opinião pessoal”.
Roger Penske
“Acho que foi uma
grande corrida e mostra a qualidade dos pilotos ao correrem tão perto assim
volta a volta sem amarelas. Esperamos um pouco de descanso para esses rapazes.
Foi uma corrida boa e todo mundo tá se cuidando e nossos moçocs estão lá na
frente”.
Will Power
“Quando tem pack
racing assim, tem que se correr muitos riscos pra ganhar posição. É tão legal
quanto intenso. Estou feliz que ninguém se machucou e tá todo mundo bem.”
“Vocês acompanham
corridas faz tempo, então sabem o que é uma corrida de verdade. E isso não é,
né? E não precisa de talento. Montoya, Pagenaud e eu mesmo, conversamos com a
categoria que seria pack racing, juro, e eles disseram, ‘nada a ver’. Não
quiseram escutar, e taí.”
“Alguém precisa morrer
[pra Indy nos escutar]. Foi o que aconteceu da última vez. O pobre Dan Wheldon
perdeu a vida, e não reagiram até alguem ser seriamente machucado nas grades”.
Graham Rahal
“Bicho, nunca estive
em um four-wide em seis ou sete anos. Te deixa nervoso, certeza. Mas você
confia nos caras... foi tenso”
Takuma Sato
“As últimas 25 voltas
foram loucas, três lado a lado e as vezes quatro, eu curti”.
Paul Tracy
“Se você não gosta
desse tipo de corrida, tem algo errado com você. Isso é excelente em termos de
corrida da Indy. É rápido, é competitivo, você não pode se distanciar, os caras
estão indo dois, três lado a lado. O que mais você quer?”
E aí, concorda com quem?
concordei bastante com o hawksworth. tenho basicamente o mesmo ponto de vista que ele.
ResponderExcluirFaço minhas as palavras de Ed Carpenter, a declaração dele é igual ao que penso. Não importa se for pack racing, o automobilismo é, em si, um esporte de risco, e todos o que o praticam têm de estar cientes desse fato.
ResponderExcluirNas últimas linhas ele declarou:
“É um esporte bacana, e foi uma grande corrida. Os fãs estavam gritando depois da prova. Então não saia do carro e esculhambe o esporte. Se não quer fazer isso, vai fazer outra coisa. Eu amo a Indy, e quero fazer isso, não importa que tipo de corrida seja. Tem um monte de caras que dariam um braço pra estar em um carro”.
Se eu tivesse sido um piloto de corridas, era na Indy que eu queria estar e não me importaria em disputar esse tipo de corrida.