Em um sábado lindo para Chip Ganassi, o neozelandês Scott
Dixon venceu a Firestone 600 na noite deste 6 de junho no Texas. As Penske, que
dominaram os treinos, se perderam na estratégia: Helio Castroneves conseguiu
terminar bem, em terceiro, com o líder do campeonato Juan Pablo Montoya atrás,
em quarto. Tony Kanaan foi o segundo.
Antes do início da prova, uma grata surpresa: o grand marshall (quem dá a autorização de
ligar os motores) foi ninguém menos que James Hinchcliffe. Direto do grande
telão da reta oposta, ele deu a ordem. “Normalmente eu estaria aí com vocês,
mas estou me recuperando. É bom sentir o carinho de vocês, e espero que vocês
faça uma corrida boa, rápida e, acima de tudo, segura”, disse o canadense.
As primeiras voltas foram de revezamento entre Pagenaud e
Power na liderança, com Helio Castroneves em terceiro e Tony Kanaan, que largou
em oitavo, apontava em quarto. A partir da décima volta, o francês assumiu a
liderança isolada e os dois brasileiros dividiram voltas lado a lado.
Por volta do 30º giro, próximo da primeira sequência de
paradas, os Penske começaram a perder rendimento. Melhor para o carro 10 da
Ganassi, que ultrapassou seus adversários e chegou bem próximo de Pagenaud.
Também foi por aí que os líderes tiveram contato com retardatários.
Depois das paradas, Helio Castroneves acabou se atrasando na
saída e perdeu a posição para Montoya. Power ficou logo atrás do brasileiro.
Ryan Hunter-Reay foi um dos últimos a parar e teve problemas ao recolocar a
roda traseira-esquerda.
Na volta 68, Tony Kanaan conseguiu enfim ultrapassar Simon
Pagenaud e distanciou-se. E, até a primeira parte da prova, era o brasileiro o
mais rápido entre os ponteiros.
A única bandeira amarela veio na volta 83, por conta de
sujeira na pista. E boa parte dos pilotos aproveitaram para fazer o segundo
pit-stop. A Dale Coyne, conhecida por suas trapalhadas esse ano, acabou aprontando
mais uma: Tristan Vautier, ao sair dos boxes, acabou acertando o pneu das mãos
do mecânico de Pippa Mann, sua companheira de equipe, que parava logo à frente.
Outro que não se deu bem nas paradas foi Pagenaud. Quando
estacionou o carro, o francês teve problemas para voltar e perdeu posições.
16 voltas depois, a bandeira verde foi acionada e Montoya,
Castroneves e Kanaan brigaram pela liderança. Scott Dixon chegou pouco depois e
ultrapassou o companheiro, entrando na disputa. E aí o que seria uma disputa
Penske vs. Ganassi acabou ficando fácil para o baiano: ele jantou os três e
assumiu a ponta – segundo o comentarista Felipe Giaffone, por uma falha de
estratégia da equipe do Capitão.
Após esses momentos, o ritmo da prova reduziu e as posições
se mantiveram, sem grandes disputas. A ação só foi voltar na volta 140, em mais
uma sessão de paradas. No retorno dos pits, a disputa ficou entre os Ganassi,
com vantagem para o neozelandês desta vez.
Na volta 150, o vencedor do ano passado, Ed Carpenter, acabou
se rendendo ao péssimo acerto do carro e abandonou a prova. O americano já não
vinha bem em todo o fim de semana. Seu companheiro de equipe (e funcionário), o
também ianque Josef Newagarden, também sairia da disputa. Que fase...
Ao longo da prova, as Penske de Pagenaud, Power e Montoya
perderam bastante rendimento, a ponto de tomarem volta dos ponteiros. Os carros
pararam por volta da 190, e a hegemonia dos dois carros de Chip se manteve.
Mais para o fim das provas, todos estavam se perguntando
como serão as estratégias. Os Ganassi nitidamente precisariam parar antes do
fim, ao passo que os Andretti – principalmente Muñoz e Marco – não iriam mais
aos boxes. Castroneves foi o primeiro dos líderes a parar, sendo seguido por
Kanaan. Scott Dixon fez seu pit duas voltas depois. Charlie Kimball assumiu a
liderança temporariamente, mas foi pro boxe e o neozelandês retomou a ponta.
Enquanto isso, os dois brasileiros brigavam intensamente,
sendo atrapalhados por retardatários, principalmente Ryan Briscoe. Marco
Andretti, que tentava poupar combustível, ficou lento e foi engolido pelos
adversários, saindo da disputa. Mas Dixon estava bastante forte, com diferença
de oito segundos para Kanaan, e precisou apenas manter o ritmo para garantir a
vitória.
Confira a classificação final
Confira a classificação final
A próxima corrida é semana que vem, dia 14, em Toronto, no
Canadá.
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