Escapou das mãos de Helio Castroneves, na penúltima volta do Honda Indy Grand Prix of Alabama, a chance de assumir a liderança do campeonato, após a quarta etapa disputada no Barber Motorsports Park. O piloto do Team Penske ocupava a 4ª colocação quando precisou parar na 89ª volta, de 90, para completar o tanque, ante o risco de não receber a bandeirada quadriculada por falta de combustível.
Com o resultado da prova, vencida pelo norte-americano Josef Newgarden, não houve alteração nas duas primeiras posições do campeonato, que permanece com os pilotos sul-americanos da Penske. O colombiano Juan Pablo Montoya soma agora 136 pontos, contra 133 de Helinho. Foi mantida, desse modo, a diferença de três pontos entre os teammates.
Castroneves manteve a ponta na largada, e liderou as primeiras 18 voltas, quando parou para trocar os pneus duros pelos macios (vermelhos). Por não ter sido um pit perfeito, o brasileiro perdeu a liderança para Newgarden ainda nos boxes. As posições entre ambos se inverteram no pit seguinte, o da volta 35, mas o piloto da CFH Racing conseguiu ultrapassar Castroneves na retomada da prova. Isso porque o carro #3 perdeu rendimento com o segundo jogo de pneus vermelhos. Mesmo assim, após a parada de número 3 (volta 62), ele conseguiu se fixar entre os quatro primeiros, até ser obrgiado a fazer o “Splash and Go”.
“Eu economizei tudo o que podia. Tanto que nem usei os últimos push to pass para me defender dos ataques. Mas não teve jeito, o negócio foi mesmo dar aquela paradinha no final. Uma pena!”, revelou Castroneves, que completou a corrida na mesma volta do vencedor, mas em 15º e 39s4194 de desvantagem.
Mesmo assim, o três vezes vencedor da Indy 500 festejou a manutenção da vice-liderança. “No final das contas até que a coisa não ficou ruim em termos de pontuação, pois a minha diferença para o Juan Pablo [Montoya] poderia ser maior nessa altura do campeonato”, ponderou.
Com o resultado da prova, vencida pelo norte-americano Josef Newgarden, não houve alteração nas duas primeiras posições do campeonato, que permanece com os pilotos sul-americanos da Penske. O colombiano Juan Pablo Montoya soma agora 136 pontos, contra 133 de Helinho. Foi mantida, desse modo, a diferença de três pontos entre os teammates.
Não foi uma dia muito bom para Roger Penske e Helinho. (Foto: Indycar) |
Castroneves manteve a ponta na largada, e liderou as primeiras 18 voltas, quando parou para trocar os pneus duros pelos macios (vermelhos). Por não ter sido um pit perfeito, o brasileiro perdeu a liderança para Newgarden ainda nos boxes. As posições entre ambos se inverteram no pit seguinte, o da volta 35, mas o piloto da CFH Racing conseguiu ultrapassar Castroneves na retomada da prova. Isso porque o carro #3 perdeu rendimento com o segundo jogo de pneus vermelhos. Mesmo assim, após a parada de número 3 (volta 62), ele conseguiu se fixar entre os quatro primeiros, até ser obrgiado a fazer o “Splash and Go”.
“Eu economizei tudo o que podia. Tanto que nem usei os últimos push to pass para me defender dos ataques. Mas não teve jeito, o negócio foi mesmo dar aquela paradinha no final. Uma pena!”, revelou Castroneves, que completou a corrida na mesma volta do vencedor, mas em 15º e 39s4194 de desvantagem.
Mesmo assim, o três vezes vencedor da Indy 500 festejou a manutenção da vice-liderança. “No final das contas até que a coisa não ficou ruim em termos de pontuação, pois a minha diferença para o Juan Pablo [Montoya] poderia ser maior nessa altura do campeonato”, ponderou.
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